SAIBA MAIS SOBRE O MAU HÁLITO

A halitose não é uma doença, mas um sintoma de que algo não vai bem no organismo. Por isso, é fundamental determinar a causa do odor desagradável na boca, para introduzir o tratamento que, às vezes, pode exigir a participação de especialistas em diferentes áreas.
 
Causas
Má conservação dos dentes, inflamação da gengiva, pedaços de alimentos retidos entre os dentes, abscessos.
Menor produção de saliva (por isso, o odor matinal é sempre mais forte do que os que ocorrem durante o dia).
Ressecamento da boca decorrente de jejum prolongado, desidratação, exposição ao ar condicionado, estresse, uso de certos medicamentos, assim como respirar pela boca e falar por muito tempo.
Presença de saburra lingual, isto é, de uma placa bacteriana esbranquiçada, amarelada ou amarronzada, que se forma sobre a língua.
Consumo excessivo de álcool.
Infecções como amidalites, sinusites, etc.
Como tratar esse problema?
Escove bem os dentes pelo menos três vezes ao dia e use fio dental diariamente para remover a placa bacteriana e as partículas de alimento que se acumulam. Lembre-se também de escovar a língua.
 
Se você utiliza dentadura, remova-a antes de dormir e limpe-a bem antes de recoloca-la de manhã. Visite seu dentista regularmente para fazer revisões e limpezas em seus dentes.
 
Se o seu mau hálito persistir mesmo após estas medidas, consulte seu dentista, já que isso pode ser a indicação da existência de um problema mais sério. Só o dentista poderá dizer se você tem gengivite, boca seca ou excesso de placa bacteriana, que são as causas mais frequentes do mau hálito.
 
Recomendações
 
Beba bastante água, pelo menos dois litros por dia, para manter a boca sempre umedecida.
Evite permanecer muitas horas sem alimentar-se; o jejum prolongado favorece o aparecimento da halitose.
Capriche na higiene bucal. Quando escovar os dentes, use também o fio dental e passe a escova especialmente na região posterior da língua.
 
 
Fonte: Colgate Profissional
 
 
Comentar
Siga-nos nas Redes Sociais
© Rede OrthoDents – Clínicas Odontológicas
R.T Dr. Gilmar Barros Fernandes Junior - CRO/PA 5388
EPAO: 785